"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“Xadrez na escola” será usado para incrementar a educação em Macaé


O projeto será desenvolvido pela Prefeitura de Macaé e por meio da Secretaria de Educação será posto em prática ainda esse semestre em oito instituições de ensino.

Thaiany Pieroni - 2º périodo.


Um novo projeto voltado para a área de educação foi debatido no ultimo dia 29, na Secretaria de Educação. O “xadrez na escola” será desenvolvido ainda nesse semestre pela Prefeitura de Macaé. O projeto deve trazer diversos benefícios aos alunos, “Segundo estudos científicos, o xadrez contribui com o processo cognitivo dos alunos. A pasta está implantando o xadrez com o objetivo de melhorar a atenção do aluno em sala de aula, contribuindo ainda com a memorização, além de oferecer mais senso crítico e desempenho aos alunos.” disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
No dia seguinte (30), já reuniram-se diretores, representantes das escolas, da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte e da Subsecretaria de Ensino Fundamental, na Secretaria de Educação, para conhecer melhor o projeto. Os convidados receberem orientações sobre o histórico do jogo, suas regras e seus benefícios. Além disso, neste encontro ficou decidido que inicialmente oito unidades de ensino da rede municipal vão ser convidadas a participar do treinamento, que permitirá criar multiplicadores para a implantação do projeto. O Colégio Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda; o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, na Praia Campista; a Escola Municipal Amil Tanos, no Morro de Santana; o Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda; o Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo d’Oeste; o Colégio Municipal Samuel Brust, na Barra; o Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro; e o Colégio Municipal do Sana, no Sana, foram os selecionados.
O treinamento, voltado para o ensino do xadrez, acontecerá nos dias 16, 23 e 30 de setembro na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), das 8h30 às 13h30, na sala 4. Serão disponibilizadas 35 vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de setembro, pelo e-mail: camilamacae@gmail.com, enviando nome e instituição de atuação, ou pelo telefone (22) 2772 6653.
A intenção é que já em novembro aconteça um torneio com distribuição de medalhas entre as escolas selecionadas, o que ajudará a avaliar o desenvolvimento do projeto para a provável ampliação em 2012.
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, o xadrez não é só um jogo. “É arte e ciência, pois tem uma visão inter e multidisciplinar, servindo como uma ferramenta pedagógica, que trabalha todo o contexto, como matemática e até línguas estrangeiras. Além disso, desenvolve habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima, através da vontade de vencer. Estas serão habilidades muito importantes para toda a vida”, finalizou.


* Matéria publicada do caderno de educação do Diario Costa do Sol em 11 de Setembro.
... Faz parte do estágio !

Nenhum comentário:

Postar um comentário