"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cúpula dos povos - Força feminina de Cabo-Frio !


Ontem (18/06) foi o quarto dia da Cúpula dos Povos, maior evento paralelo à Rio+20, que visa manifestar contra a “falsidade” mantida pela organização e principalmente que é possível conciliar sustentabilidade e direito social.  E ontem também foi a vez dos grupos feministas irem ás ruas, reunindo cerca de 7 mil pessoas, em sua maioria do sexo feminino, que paralisaram o centro do Rio para protestar contra a "comercialização" da natureza, da vida e também dos corpos das mulheres.(segundo g1.com). Apenas um dia de evento me trouxe inúmeras experiencias únicas, que com certeza vão me acrescentar muito.
Primeiro queria agradecer a Mariléia responsável pelo CRAM de Cabo-Frio que organizou o ônibus cedido pela MB, para que nós mulheres do primeiro e segundo Distrito de Cabo-Frio e da Raza (Búzios) fossemos ao evento.
Segundo parabenizar a força das mulheres, que foram para as ruas mostrar sua garra, sua coragem e principalmente lutar por seus direito. É a união que faz a força, e a força que as mulheres mostraram foi algo muito importante. Basta de violência contra a mulher, basta da exploração sexual, basta de preconceito, basta da divisão sexual do trabalho, basta de racismo, basta de homofobia, basta de descriminação social e Força muita força ao Empoderamento da Mulher Mundial !

Paralelo ao evento-
Chegando no evento, ou melhor passando pela ponte, sentimos aquele cheiro horrível, causado pela poluição absurda do local. Chega ser ridículo essa situação como "cartão de visita" de um evento que visa discutir a sustentabilidade do país.
Achei bizarro também a forma como se "criou" um Rio de Janeiro totalmente fictício para ser mostrado aos turistas. O exército e a PM em peso nas ruas, fazendo parecer que o Rio é a cidade mais "segura" do mundo, coisa que nós sabemos que não é verídica. Tanto que quando nós pedimos informação a um PM, o mesmo disse não conhecer o local e ainda ficou nos contando da vida dele e dando em cima na cara de pau.
No domingo a ANATEL tentou fechar a rádio comunitária da cúpula dos povos, alegando que a mesma estava interferindo no voo dos aviões e helicópteros. Mas sabemos que isso não é verdade, o que "Eles" querem é impedir que exista um impressa livre que fale tudo e não só aquilo que o Governo permitir, afinal a mídia popular tem esse intuito, oposto ao da mídia privada, ou melhor comprada. Mas por fim, a voz do povo falou mais alto e a rádio continua. 
Outro ponto, foi que pela primeira vez acompanhei o dia de uma cadeirante, a Hosana de Búzios, que estava conosco no ônibus. Isso me fez sentir e “viver” as dificuldades que são enfrentadas por essas pessoas portadoras de deficiências e o mais maravilhoso disso tudo, foi ver a sua alegria e garra, firme e forte durante toda a marcha! É ai que nós pensamos, tanta gente sem dificuldade nenhum e não tem disposição para enfrentar metade do que essa mulher enfrenta.
Bom citar também os estudantes que estavam presentes e falaram das necessidades estudantis e da greve das universidades que está causando um verdadeiro transtorno para eles e elas, afinal a maioria dos universitários é feminina.
Enfim, a questão da cúpula dos povos é incorporar a luta, para que sustentabilidade e justiça social caminhem juntos e consigam se conciliar.
" Por um mundo pleno de igualdade, autonomia, dignidade & prazer"

Um comentário:

  1. Thaiany, o futuro do mundo depende de jovens inteligentes, nunca deixe de acreditar em seus ideais,sou sua fã da terceira idade de carteirinha.
    Abraço da amiga Ana Celia

    ResponderExcluir