"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sem cartão, sem gratuidade.

Em Cabo Frio, idosos que não possuem o cartão que dá gratuidade ao transporte na empresa de ônibus tem acesso restrito aos coletivos. A carteira de identidade é aceita apenas em ônibus que tem cobrador. Caso contrário, o único jeito é esperar.

O acesso é livre em qualquer veículo com o cartão do idoso. Feito de graça na empresa responsável pelo transporte coletivo urbano. Sendo que por Lei Federal, toda pessoa apresentando documento que comprove 65 anos ou mais tem direito a gratuidade na passagem, mas em Cabo Frio a lei nem sempre é respeitada.

Até o meio do ano vai ser formada uma Comissão de Conselhos, unindo outros setores para fiscalizar com mais eficiência o transporte público em Cabo Frio. O conselho do idosos vai fazer parte da comissão. O secretário Executivo diz que reconhece a importância da bilhetagem eletrônica, mas que a carteira de identidade tem que ter o mesmo valor. Ainda mais que Cabo Frio recebe muitos turistas idosos. ( Eu particularmente já vi inúmeros idosos descendo do Salineira, Nova Califórnia – Santo Antônio, por falta do cartão. O que acho um absurdo ! )

A Salineira informou que o idoso precisa apresentar o bilhete eletrônico, pois  é uma forma de garantir o controle de acesso e evitar fraudes. Explicou ainda que o cartão é gratuito e fica pronto no mesmo dia. A empresa esclarece que sem o bilhete eletrônico, por questões de segurança, não é permitido o acesso dos idosos nos micro ônibus. Como esses veículos não possuem bancos antes da roleta, a orientação é que o idoso pegue o veículo convencional.
Fonte Parcial : in360.com
Como se não bastasse o problema dos estudantes com relação ao cartão e a precariedade do transporte público. Sempre acrescentando coisas pra piorar, nunca pra melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário