"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vereador !


  As eleições estão se aproximando, as campanhas já estão acontecendo, é nessa hora que o eleitor deve ficar atento as promessas que estão sendo feitas e perceber se são realmente viáveis ao cargo disputado. Por isso, resolvi falar desse assunto e explicar um pouco sobre a função de um vereador, como forma de alerta a população sobre as famosas promessas mirabolantes dos candidatos
        O básico é que para se candidatar é necessário ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição e ser filiado a um partido político há pelo menos um ano.
       Quando eleito, o vereador torna-se um representante do povo, seu dever é acompanhar o dia-a-dia das comunidades e conhecer de perto as suas necessidades. Ele é o mediador que recebe as reivindicações da população e as leva até o prefeito. Por isso, é tão importante escolher alguém que vive o que nós vivemos, ninguém melhor do que “um de nós” para saber o que nós precisamos.
       O seu Poder é Legislativo, por isso, uma das suas principais funções está também relacionada à elaboração e fiscalização das leis que constituem a Lei Orgânica do Município. Esse documento é uma Constituição Municipal que estabelece um conjunto de medidas a serem seguidas visando proporcionar o desenvolvimento do Município.
       O Vereador também exerce a função de fiscalizar e orientar o Prefeito nos quesitos orçamentais e administrativos. Seu trabalho deve ser sempre voltando a proporcionar melhorias no local. Porém, é bom esclarecer que o seu poder não está diretamente relacionado à construção de obras, seja ela qual for. Essa função é exercida de forma indireta, através de uma possível emenda a Lei Orçamentária, sujeita a votação ou através de um requerimento ou indicação. De ambas as formas, a aprovação sempre dependerá da ação do Poder Executivo Municipal (prefeito).

Então, é bom analisarmos melhor o mundo dos sonhos que alguns candidatos andam prometendo né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário