"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalho voluntário é diferencial na hora de contratar

Thaiany Pieroni
2º Período
     Conseguir entrar no mercado de trabalho está cada dia mais difícil. A concorrência é cada vez maior e por isso qualquer diferencial acrescido no currículo pode fazer total diferença aos olhos da empresa que busca seus serviços, principalmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar neste universo competitivo.
     Então, por que não juntar o útil ao agradável para aperfeiçoar essa conquista? Trabalho voluntario é a palavra  chave, pois  faz bem a você, ao próximo e consequentemente ao seu currículo.
     Ultimamente muitas empresas já observam melhor esse diferencial, pois esse trabalho destaca a força de vontade do candidato e certa facilidade de adaptação. Fabiana Goulart gestora de RH da sua propria empresa RHpersonalizado afirma que é interessante colocar no currículo este tipo de experiência, pois todo aperfeiçoamento é sempre válido. “Com trabalhos voluntários, você adquire experiências e demonstra em seu caráter pessoal ser uma pessoa humana, interessada e preocupada com a sociedade”, comenta.
     Já  a universitária Karla Natany, aluna do primeiro período de RH na Estácio de Sá, cuida da parte de contratação de funcionários da empresa da família há algum tempo e concorda com esse pensamento pois acredita que tudo de positivo que possa ser acrescentado no currículo ajuda muito.
  Ou seja, motivos não faltam para ao menos começar a cogitar a possibilidade de buscar essa nova experiência que traz um crescimento gigantesco no lado social, pessoal e por que não profissional. Até porque, como comenta o professor e articulista Stephen Kanitz, “voluntários em geral são mais felizes e vivem mais tempo”.
Oportunidade na cidade
     Em Macaé, um ótimo exemplo de trabalho voluntario é encontrado na filial da Central Única das Favelas (Cufa). Lá eles venceram diversos preconceitos e hoje atuam como agentes de transformação principalmente para os jovens, interferindo positivamente no futuro da sociedade. A Cufa Macaé fica na Barra e quem se interessar em desenvolver algum trabalho com eles pode acessar o site WWW.cufa.org.br ou escrever para cufa.macae@gmail.com
     Mas existem muitas barreiras que precisam ser vencidas em diversos locais, para isso é necessário construir um caminho conjunto e por isso toda ajuda é bem vinda. Seja um voluntario, faça a sua parte.


* Primeira publicação do estágio no Diario Costa do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário