"Jovem sem voz, é idoso sem historia"

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

  O exame atualmente é considerado de extrema importância para quem almeja ingressar no ensino superior ou garantir o certificado de conclusão do Ensino Médio.


O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é o principal exame para aqueles que pretendem ingressar numa faculdade e para os que visam o certificado de conclusão do ensino médio. A data de aplicação do exame está cada dia mais próxima: acontecerá nos dias 22 e 23 e outubro.

Atualmente o ENEM se tornou de extrema importância para quem quer ter um curso superior, visto que algumas faculdades, como a mais conhecida no Rio (UFRJ), esse ano não terá vestibular e só irá usar a nota do Exame” é o que afirma Lenon Castro, de 19 anos, que vai fazer a prova pela segunda vez, visando ingressar no curso de Engenharia.

Já Isabel, 40 anos, que vai fazer a prova pela primeira vez, pretende conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Ela ressalta que acha interessante essa nova oportunidade que a prova oferece para aqueles que não tiveram como concluir essa etapa do ensino anteriormente.

No geral os participantes ficam ansiosos, devido ao significado que a prova tem para a vida de cada um. Por isso, vale a dica de chegar com antecedência no local, tendo em vista que os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pontualmente, horário em que começa a aplicação das provas. Além é claro de muito estudo. O ENEM é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além da redação, que tem um grande peso na avaliação.
No primeiro dia, a prova terá duração de 4h30min e os assuntos são “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. Já no segundo dia, serão 5h30min, no máximo, para realização das provas de Linguagens, incluindo: “Língua Estrangeira”, (opção feita na hora da inscrição), “Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias” e Redação.
Os cartões de confirmação e de inscrição, que contêm todas as informações importantes para a realização da prova, já foram enviados pelos Correios, mas também podem ser retirados no site do Inep. É necessário apresentar o cartão junto com um documento de identificação para a realização da prova.
Segundo o Inep, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do instituto (www.inep.gov.br) até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. E a partir do dia 4 de janeiro os participantes poderão acessar os resultados individuais, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha.


Matéria feita para o Caderno de Educação no Estágio na Agência Salesiana Comunicação Integrada !

Nenhum comentário:

Postar um comentário